Blog da Eikon

Novidades e dicas sobre inglês

5 passos para se ganhar autoconfiança

Você já deve ter conhecido algumas pessoas que deixam de arriscar, de desenvolver um projeto, de expor sua opinião, são negativas, por se sentirem inseguras e com medo de críticas. Essas são pessoas com baixa autoestima, que não confiam em si mesmas.

De outro lado temos pessoas superconfiantes, que defendem suas ideias, não têm medo de arriscar, de se comunicar, são positivas e seguras, que inspiram confiança nos outros. Essas são pessoas com autoestima e autoconfiança.

Porém, para você que se enquadra entre as primeiras pessoas citadas, não se desespere: a autoconfiança pode realmente ser aprendida e construída. Todos nós, enquanto seres humanos, necessitamos nos sentir competentes, eficazes e confiantes face aos obstáculos.

Confiança se aprende quando trabalhamos duro numa área em particular e acreditamos que vamos conseguir, e é esse tipo de confiança que leva as pessoas a aceitar desafios difíceis e a persistir diante das dificuldades.

Confira agora 5 passos para você alcançar a autoconfiança.

1. Registre os feitos já alcançados

Pense na sua vida, faça uma lista das melhores coisas que conseguiu até agora. Pode ser uma classificação em um exame importante, uma graduação, uma premiação, sua família e suas conquistas materiais, como casa ou carro.

Coloque isso numa folha de papel, podendo utilizar esse registro como um motivador. Sinta-se lisonjeado com as coisas que já alcançou; todos nós temos excelentes momentos na nossa vida para recordar.

2. Pense nos seus pontos fortes

Reflita acerca da sua vida, pense sobre o que você considera ser suas forças e fraquezas. A partir daqui, pense sobre as oportunidades e ameaças que pode vir a ter ou enfrentar, respectivamente. Tente fazer este exercício partindo de uma perspectiva positiva, sem críticas ou expectativas. Também escreva suas qualidades pessoais e saiba aceitar elogios de forma positiva.

3. Mude sua mente

Comece a gerir sua mente. Aprenda a combater os pensamentos negativos e as autoverbalizações negativas que podem destruir sua confiança. Se afaste de coisas e pessoas que trazem negatividade.
Por outro lado, aprenda a lidar com o fracasso e com os erros. Aceite que os erros acontecem quando você faz coisas novas e diferentes. Olhe os erros de uma forma positiva. Os erros são apenas resultados que não tiveram sucesso.
Dessa forma, deveremos corrigir o que fizemos e tentar de novo alcançar o resultado desejado, desta vez com mais informação e mais preparados.
Continue persistindo no resultado pretendido, sempre confiante.

4. Defina suas metas

Trace seus objetivos, aquilo que você deseja alcançar, tanto na sua vida profissional quanto na pessoal. Defina metas e prazos. Inicie com metas menores, depois metas um pouco mais exigentes e, por fim, os desafios maiores. Aumente igualmente o tamanho do seu comprometimento. Afine suas habilidades e competências que provaram dar resultado.

Lute e acredite que irá alcançar. Após atingir alguma de suas metas, comemore. Isso irá motivá-lo a continuar. Lembre-se: pense positiva e confiantemente.

5. Evite o perfeccionismo

O perfeccionismo o paralisa e o impede de realizar seus objetivos. Se você sente que tudo deve ser feito perfeitamente, nunca será verdadeiramente feliz consigo mesmo ou com as circunstâncias. Esforce-se para aprender a orgulhar-se de um trabalho bem feito, em vez de querer que tudo seja absolutamente perfeito. Tenha gosto em fazer coisas simples de forma correta
e com sucesso.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu